No dia 01 de Outubro, é uma das datas em que celebramos o café, bebida que acolhe, desperta e nos abraça durante o dia! Hoje, é dia Dia do Café: conheça mais sobre essa bebida tão amada.
Por isso, vamos saber mais sobre ela?
Acredita-se que a origem da planta foi na região da Etiópia, localizada na África. Neste local, até hoje encontra-se café como vegetação natural. Existem muitas lendas do surgimento do café, entretanto nenhuma evidência história sobre sua descoberta.
O consumo do café no Brasil:
O Brasil é uma das maiores referências no consumo e na produção mundial de café.
De acordo com os Indicadores da Indústria de Café 2020 da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo do grão chegou a 21,2 milhões de sacas no em 2020. Além disso, um grande destaque do nicho foi o crescimento de micro e pequenas empresas, que representam a maior fatia de produtores no território brasileiro (82%).
Além disso, não é apenas nos cafezais que os grãos brasileiros têm destaque. Ainda segundo dados da ABIC, o brasileiro é o segundo maior consumidor do grão no mundo. Ademais, nosso país foi considerado o maior mercado mundial de café como bebida quente, conforme pesquisa realizada pela Euromonitor em 2019.
Conheça mais sobre o café orgânico:
O café orgânico além de beneficiar o organismo por não conter nenhum tipo de agrotóxicos, também faz bem faz para o nosso planeta. Conheça alguns dos benefícios:
– O café orgânico possui sabor e aroma acentuados;
– O café orgânico possui mais nutrientes que o convencional e é livre de substância tóxicas, como os fertilizantes.
– Antes de ser colocado para venda, o café orgânico passa por uma certificação, ou seja, uma série de testes que assegurem sua qualidade.
A IAO é certificada pelo IBD (Instituto Biodinâmico), que fiscaliza e certifica produtos orgânicos no Brasil de acordo com as normativas internacionais, garantindo a procedência e qualidade dos alimentos orgânicos.
Nosso diferencial é oferecer produtos da melhor qualidade, com transparência em relação às práticas e princípios utilizados na produção orgânica, estabelecendo uma relação de confiança com o consumidor.
Aqui você tem a garantia de um alimento sem contaminação química, cuja produção respeita o meio ambiente e o trabalhador.
Leia também: Agricultura Orgânica: Aprendendo com a Natureza

