Tomar um ótimo café todos os dias é possível e até relativamente fácil. Existem algumas técnicas básicas e simples que você precisará seguir e eventualmente adaptar à sua preferência; com isso o hábito de tomar café em casa tornar-se-á uma experiência completamente diferente, prazerosa e muito rica em sabor.
A primeira providência para fazer um bom café em casa é obter um grão de boa qualidade de uma fonte confiável. Certifique-se de que o café seja 100% arábica, Os cafés da espécie arábica apresentam sabor, aroma e doçura bem superiores aos dos cafés robustas, que, em geral, são utilizados apenas para reduzir o custo do produto. Verifique se o café possui referência de origem e certifique-se da validade do produto. Dê preferência para cafés orgânicos verificando na embalagem o selo ou os selos de certificação orgânica, eles são a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos isentos de qualquer resíduo tóxico. Cafés Orgânicos possuem mais nutrientes e são benéficos à saúde, além de não causarem azia.
Quanto ao armazenamento; se você comprou café em grãos e vai tomá-lo em menos de três semanas, poderá mantê-lo na embalagem original, desde que esta esteja fechada com uma fita crepe ou o ‘Tin-Tie’, aquela haste metálica que vem em alguns cafés especiais. Se você comprou um café já moído, poderá colocá-lo em um pote metálico ou de vidro fechado hermeticamente. Guarde o pote em um local fresco e preferencialmente não coloque-o em geladeira devido à condensação que umedecerá a superfície e trará mais danos do que vantagens. O ideal é que você compre café em pequenas quantidades, semanalmente, e desta forma tenha sempre café fresco em casa.
Água X café – equilíbrio ideal
Esta decisão é pessoal e vai afetar a quantidade de sólidos dissolvidos na bebida final. O interessante é extrair entre 18% e 22% da massa total do café moído. Uma proporção recomendável é de 150ml de água (aproximadamente 2/3 de xícara) para 12g de café moído (aproximadamente 1 colher de sopa rasa) e a temperatura variando entre 90˚C a 94˚C, para a ideal extração dos óleos essenciais, ácidos clorogênicos, açúcares e sais minerais presentes no café.
Coe seu café individualmente – Algumas dicas
Este método é um dos mais populares atualmente entre os apreciadores de café. Ele evidencia a doçura e a acidez do café, deixando uma bebida cristalina e aromática na xícara.
Utensílios: Chaleira, suporte para filtro de café, filtro de papel ou de pano, xícara ou caneca de vidro ou porcelana
- Coloque o filtro de papel sobre o porta-filtro ou o coador de tecido sobre a caneca ou xícara
- Aqueça a água até a fervura e enxágue o filtro com 100ml de água. Isto tem três objetivos: aquecer todo o conjunto para que, quando fizer o café, este não esfrie rápido no contato com as peças frias; retirar qualquer sabor residual de papel existente no filtro e ajustar o filtro de papel contra as paredes do porta-filtro, onde estão as ranhuras.
- Não se esqueça de descartar esta água.
- Aqueça outra porção de água, respeitando a proporção e a temperatura acima sugeridas, agora preferencialmente que seja uma água mineral, coloque o café moído no filtro e comece a despejar suavemente a água bem quente sobre o café até umedecer todo o pó (pré-infusão).
- Aguarde entre 20 e 30 segundos e volte a colocar a água num movimento lento e circular.Verifique o tempo total da filtragem desde a pré-infusão – deve ficar entre 2 e 3 minutos.
Coador/Filtro de Pano
Este método, tradicional em todo o Brasil, confere a bebida equilíbrio em doçura, além de maior aroma e corpo, porque permite a passagem de uma quantidade maior de óleos.
Após o uso, deve-se ter o cuidado de lavar o coador com água quente e guardá-lo em um recipiente, com tampa, na geladeira.
Degustação
O café deve ser idealmente degustado em temperatura de aproximadamente 70˚C, mas cabe a cada um descobrir sua preferência particular para apreciar a bebida. Já sabemos e sentimos os diversos benefícios que ela nos proporciona, principalmente se for orgânica e de boa qualidade.