Vida nova para a terra!
A conservação ambiental é uma responsabilidade coletiva, ou seja, todos nós temos o dever de cuidar e valorizar os recursos naturais do nosso planeta. No Brasil, estamos enfrentando uma crise climática devido às queimadas que se estenderam por todo o território brasileiro. Por isso, é importante seguir algumas dicas de sustentabilidade para contribuir com a vida nova para a terra. Confira a seguir sete maneiras de ser mais sustentável.
Confira: sete maneiras de ser mais sustentável
1. Reduza, Reutilize e Recicle: a regra dos 3 R’s da sustentabilidade é muito conhecida e quando é praticado por ser uma ótima solução para o consumo de forma consciente. Reduza: Consumir menos é o primeiro passo para a sustentabilidade. Compre apenas o que precisa, evite o desperdício e opte por produtos duráveis. Reutilize: Antes de jogar fora, pense em dar um novo uso! Transforme potes em recipientes, roupas em novas peças e restos de comida em adubo. Recicle: Separe o lixo reciclável e contribua para a criação de novos produtos. Lave e seque as embalagens, conheça os pontos de coleta e incentive a reciclagem.
2. Consuma produtos sustentáveis: optar por marcas e produtos que tenham um menor impacto ambiental é uma das sete maneiras de ser mais sustentável e contribuir com a saúde do planeta. Ou seja, optar por alimentos orgânicos, papel reciclado, além de produtos com certificação ambiental. Além disso, procurar por alimentos naturais promovidos pela agricultura familiar.
3. Economize água: a água é fundamental para a sobrevivência e é um recurso natural não renovável, ou seja, pode esgotar. Desse modo, é importante utilizar a água de forma consciente, e isso depende de pequenas atitudes no dia a dia, como tomar um banho de 5 minutos, fechar as torneiras após o uso, ser consciente ao limpar a casa.
A sustentabilidade é uma necessidade humana em tempos de crise!
4. Utilize meios de transporte sustentáveis: optar por transportes menos poluentes, como bicicletas, transporte público ou veículos elétricos, ou seja, transportes que reduzem a emissão de gases do chamado efeito estufa.
5. Reduza o consumo de carne: a produção de carne emite uma grande quantidade de gases, além de consumir muita água. Por isso, reduzir o consumo é muito benéfico para o meio ambiente. É muito importante
6. Consuma menos plástico: o plástico é um material que pode demorar até 400 anos para se decompor. Devido a isso é importante substituir o consumo do plástico, além de evitar o uso de sacolas plásticas e copos descartáveis.
7. Apoie e valorize comunidades locais: as comunidades locais desempenham um papel fundamental na conservação ambiental. Por isso, apoiar práticas sustentáveis de agricultura é uma maneira de manter essas comunidades e proteger os recursos naturais.
Ser consciente é fundamental!

O que é preciso para haver sustentabilidade:
Para que a sustentabilidade ocorra são necessários que três fatores estejam interligados: o social, o ambiental e o econômico. O fator social engloba as pessoas e suas condições de vida. Ou seja, fator ambiental se refere aos recursos naturais e como eles são utilizados. E por último o fator econômico está relacionado com a gestão adequada dos recursos naturais, distribuição e consumo de bens de serviço.
Portanto, com pequenas atitudes podemos contribuir com o bem-estar da humanidade. A consciência é fundamental para a sustentabilidade, o consumo de maneira responsável visa potencializar o impacto positivo como as mudanças climáticas, biodiversidade, entre outros.
Leia mais: Quer dormir bem? Saiba cinco dicas para uma boa noite de sono
Leia também: Por que adotar um ritual que vire rotina?