Ayurveda: Conheça técnicas de respiração da medicina indiana que irão melhorar sua saúde
Saiba mais sobre técnicas de respiração que irão melhorar sua saúde. O Pranayama é uma prática de controle da respiração com fins de cura física, mental e emocional. Para a medicina indiana a respiração é muito mais que um fator fisiológico, é também uma questão psicológica, um dos atos mais importantes da vida. Além disso, a respiração é um processo ao mesmo tempo voluntário e involuntário, ou seja, você pode acelerar, diminuir ou recomeçar um outro ritmo respiratório.
O Pranayama na Ayurveda:
Leia mais: Entenda o que é a medicina Ayurvédica
Durante a rotina do dia a dia raramente paramos para observar nossa respiração a não ser por situações que é preciso se acalmar, se concentrar ou recuperar o fôlego. Embora a respiração ocorra em um estado mecânico e autônomo, ela possui um grande poder regular do nosso estado físico e mental. Sendo assim, para a Ayurveda, as técnicas conscientes de respiração são chamadas de Pranayama. A etimologia da palavra Pranayama deriva de outras palavras sânscritas, “prana” significa energia vital e “yama” significa controle, ou seja, controle da energia vital. Por isso, conheça técnicas de respiração que irão melhorar a sua saúde.
Além disso, a prática dos exercícios respiratórios são muito utilizadas durante o yoga, para a concentração. Segundo estudos, as técnicas de Pranayama diminuem o consumo de oxigênio, os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.
Por isso, essas técnicas de respiração podem ser consideradas como uma ponte entre o subconsciente e o consciente. Isto é, uma conexão entre corpo, mente e espírito.
Benefícios do Pranayama:
– Alivia o estresse e a ansiedade;
– Melhora o sono;
– Fortalece os pulmões;
– Melhora a função cognitiva;
Leia mais: 6 alimentos que auxiliam na cognição
– Melhora a digestão;
– Fortalece a imunidade;
– Relaxa a mente;
Como praticar o Pranayama:
Existem diversos tipos de Pranayamas que quando executados corretamente auxiliam a captar o prana (energia vital), além disso, eles purificaram os condutos energéticos. Isto é, no Pranayama, a respiração é ajustada de formas específicas para modificar o fluxo de prana. Ou seja, por meio de maneiras que promovam a modificação da profundidade, ritmo e padrão da respiração.
Conheça técnicas de respiração que irão melhorar sua vida:
- Nadi Shodhana: Além de ser chamada de respiração pelas narinas, essa prática é ótima para equilibrar a energia do corpo. Normalmente é usada para ajudar a limpar o corpo a eliminar o estresse. Isto é, a Nadi Shodhana auxilia a normalizar a pressão arterial, auxilia a combater a ansiedade e reduz a frequência cardíaca, acalmando mente e corpo. Para praticá-lo você deve se sentar confortavelmente com a coluna ereta, fechar os olhos e colocar o dedo indicador no meio das sobrancelhas, o dedo anelar e mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Feche a narina direita com o polegar e expire pela narina esquerda. Em seguida, inspire pela mesma narina, feche-a com os dedos anelar e mínimo, abra a narina direita e expire.
- Sama Vritti: Além de ser conhecido como respiração quadrada. Para praticá-lo, sente-se em uma posição confortável com as costas apoiadas e os pés no chão. Feche os olhos e respire pelo nariz, contando lentamente até qu atro. Sinta o ar enchendo seus pulmões. Mantenha a respiração aqui e conte lentamente até quatro novamente. Tente não fechar as vias aéreas. Ou seja, simplesmente evite inalar ou exalar por quatro contagens. Exale lentamente contando até quatro.
- Ujjayi Pranayama: Além de ser conhecido como sopro da vitória, o Ujjayi Pranayama é praticado sentado com a coluna ereta e em um lugar silencioso. Com os olhos fechados, restrinha sua garganta e mantenha a boca fechada. Em seguida, faça uma breve expiração, comece a inspirar lentamente em uma respiração longa e contínua.

Melhore sua saúde com simples atitudes:
Assim como o tratamento Ayurvédico é principalmente sobre autoconhecimento, a prática dos Pranayamas também promovem o bem-estar físico e mental. Sendo assim, estimulam a prevenção de doenças e melhoram a qualidade de vida.
Leia mais sobre como melhorar sua qualidade de vida